HITPALEL : A ORAÇAO COMO TERAPIA
Alem de ser um instrumento usado parar pedir algo a Deus, contar com Sua infinita misericordia, a oração, revela algo maior do que simplesmente pedir. Ela vai além do pedir, ela transparece e nos ensina, algo maior do que a nós mesmo. A oração tem a capacidade de invadir, áreas nunca antes visitadas dentro de nosso interior. A passagem acima, na oração de Ana, podemos entender melhor o conceito de oração, de modo simples e eficaz. A oração de Ana nos apresenta algumas diretrizes, que precisamos conhecer melhor.
Nesse texto, vemos uma mulher angustiada, triste, amagurada de alma, que clamava ao Senhor, com lagrimas, numa expressão, indissivel, com gemidos inesprimiveis, que só podia ser alcançados, na linguagem universal da oração. Ela, entrou numa intimidade tamanha com o seu Senhor, que provocou em Eli, o sumo sacerdote algo que ele mesmo havia perdido. A conexão com o seu Deus.
Vou apresentar a vocês uma palavra, não muito conhecida, mas extremamente eficaz, quando aplicamos em nossas vidas através da oração: HITPALEL. Essa palavra é formada pelo verbo hebraico, PALEL , junto com o prefixo HIT. ( se ) que significa: Avaliar, julgar e intervir. Portanto, quando oramos, estamos ao mesmo tempo; avaliando-nos, julgando-nos e intervindo em nós mesmo. É exatamente o que vemos aqui, nessa passagem, quando Ana, se derrama na presença do Senhor, diante de sua guerra interior. Como ela, precisamos aprender a depositar no altar todas as nossas angustias, medos, inseguranças. Quando aplicamos isso, colocamos em pratica a oração como terapia em nossas vidas. assim como Ana, precisamos entender duas palavras chaves: PROPOSITO e PROCESSO.
No começo da oração, ( Verso 12 ) Ana não havia entendido, o proposito de tudo aquilo, pelo o que passara, somente quando ela demorou-se em oração, foi que enxergou o processo, e isso a fez perseverar no Senhor.
No entanto, no versículo anterior, ( Verso 11 ) Deus já havia estabelecido o seu propósito, desde o início. Muitas vezes, passamos por situações adversas, e nao compreendemos o proposito de Deus em tudo aquilo. Somente quando compreendemos o processo, ( Demorou-se em oração Verso 12 ) é que chegamos ao centro da vontade de Deus para nós. Este é o objetivo da oração; conhecer a vontade de Deus pré estabelecida para nós. Ana enfim entendera que a sua dor, seu lamento, chegaria ao fim, apartir dessa primicia. Então, como serva, se dipos de coração, a consagrar ao Senhor, seu filho alinhando sua vontade de ser mãe a vontade de Deus, de ter um lider espiritual naquela epoca, que pudesse trazer de volta o seu povo para perto de Deus.
Assim como Ana, que representa aqui a igreja do Senhor, precisamos conhecer, buscar qual é a boa, perfeita e agradável justiça de Deus em nossas vidas atraves da prática da oração.

Comentários
Postar um comentário